Moebius Path


29/04/2011


 
 

Darwin e A Origem dos Smurfs

Todo bom nerd que se preze, ao longo da vida desenvolve teorias sobre coisas que a maioria das pessoas não entendem e tampouco ligam a mínima. Lá pela década de 80, um desenho animado animado sobre uma comunidade de criaturinhas azuis virou febre: Os Smurfs.

Os Smurfs tinham uma série de peculiaridades que eram exploradas ao longo dos desenhos animados e também pelas histórias em quadrinhos, mas em momento algum, se definiu a origem dessas criaturas.

Somando boa parte do tempo livre que eu tinha na adolescência com muito desenho animado, gibis e cruzando isso tudo com a "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, onde as criaturas evoluem para se adaptar ao meio onde vivem, pude determinar muito de suas origens.

Boa parte da vida animal, começou nos oceanos e foi ao longo das eras sofrendo mutações e migrando para a terra onde adquiriu características bem diferentes das originais. Com os smurfs não foi diferente.

 

Originalmente, os smurfs eram uma espécie marinha chamada "Snork" (ictius snorkelys). Os snorks são pequenas criaturas marinhas de forma humanóide que possuem um tubo no topo de suas cabeças que serve tanto para retirar o oxigênio da água quanto para propulsão. Os snorks vivem em sociedade e aprenderam a domesticar algumas espécies menores de vida marinha. Os snorks não possuem escamas, e sim, uma pele lisa e colorida, de acordo com a família que pertencem, essa pele pode ser amarela, alaranjada ou até verde ou lilás.

 

Ictius Snorkelys

 

Um evento geológico de origem desconhecida, provavelmente uma tsunami, isolou uma comunidade de snorks em uma porção continental. Quando as águas começaram a baixar, os snorks se viram privados de seu meio-ambiente e, a duras penas, começou o processo evolutivo que daria início aos primeiros smurfs.

 

O choque com o novo meio ambiente matou a maioria dos snorks, que sufocaram por não conseguir extrair o oxigênio do ar. Esta falta de oxigenação no sangue deixou a coloração de suas peles azulada e os forçou a começarem a respirar pela boca. Essa mutação é chamada de Snorkel-Morph, ou S-Morph (Snorkelys-Erectus).

 

 

Snorkelys-Erectus

 

À medida que os s-morphs evoluíam, começou a se desenvolver a cavidade nasal e o snorkel (apêndice no topo da cabeça) começou a atrofiar. Durante esse processo, os s-morphs protegiam os snorkels com uma espécie de gorro, e mesmo depois de desaparecidos os vestígios desse apêndice, os agora chamados de Smurfs (Homo-Azurium), preservaram o seu formato, como forma de se lembrarem de suas origens.

 

Um fator que os smurfs herdaram de sua origem aquática, foi  a prole numerosa, sendo que cada prole resulta sempre em 99 machos e uma fêmea, também chamada de "smurfette" (Uma rainha e 99 zangões). Quando a smurfette chega ao seu período fértil, ela secreta feromônios que aumentem a agressividade dos machos, fazendo-os lutar até a morte afim de se determinar o parceiro mais forte e apto para a continuidade de espécie.

 

Homo-Azuris

 

Durante o período de seis meses de gestação, a smurfette dá a luz a cem pequenos bebês azuis e morre durante o esforço, cabendo ao pai cuidar da alimentação e proteção da nova geração.

 

Os smurfs se desenvolveram como sociedade, sendo que o patriarca (também chamado de "Papai Smurf") é o líder vitaício e os outros 99 smurfs se dividem igualmente cada um com uma especialidade distinta. É comum a smurfette não ter nenhuma atribuição específica e viver dos agrados dos zangões, ou ser exilada durante toda a sua infância e adolescência para facilitar o domínio do patriarca sobre os smurfs.

A distribuição das tarefas torna a sociedade smurf justa e pacata, onde cada um sabe suas atribuições e seu lugar na sociedade, sendo que existem apenas 4 leis na sociedade smurf, 3 de conhecimento geral:

  • Todo conflito deve ser mediado pelo Papai Smurf;
  • A palavra do Papai Smurf é incontestável e deve ser obedecida prontamente;
  • Ninguém deve trabalhar durante a "Festa da Sopa";

E uma lei que somente o Papai Smurf conhece:

  • A smurfette jamais pode saber do destino que a aguarda e deve ser protegida o tempo todo, sendo extremamente proibido falar ou escrever sobre o assunto, pois isso pode acarretar o fim da espécie.

Os smurfs vivem na floresta em pequenas vilas. Suas residências são feitas a partir de grandes cogumelos, onde eles escavam todo o interior para se abrigarem do tempo e da noite. Quando uma nova casa é construída, os smurfs fazem uma grande sopa com o interior retirado do cogumelo e se alimentam dele por uma semana, se reunindo em volta da fogueira para cantar, dançar e contar histórias - a chamada "Festa da Sopa".

CURIOSIDADES SOBRE OS SMURFS:

Inimigos naturais dos smurfs

  • Todos os smurfs se vestem de branco - a cor da pureza e virgindade - exceto o Papai Smurf, que tem sua roupa tingida com o sangue dos smurfs que venceu (fato este que ele carrega como um segredo);
  • Os cogumelos onde os smurfs habitam têm fortes propriedades alucinógenas;
  • O termo smurf é uma aglutinação das palavras snorkel morph (mutação snorkel), que foi abreviada para s-morph e por fim, smurf;
  • A "Festa da Sopa" é o maior feriado entre os smurfs, é feita quando se constrói uma nova casa e dura em média uma semana;
  • Certa vez, durante a "Festa da Sopa", um alucinado Papai Smurf teve a "brilhante idéia" de represar o rio. O resultado foi desastroso, e até hoje os smurfs trabalham tentando consertar a represa, na tentativa de evitar que sua vila seja destruída;
  • Consertar a represa é a única atividade de que todos os smurfs participam, independente da especialização;
  • A represa é, também, o motivo da proibição de quaisquer atividades produtivas durante a "Festa da Sopa";
  • Depois de prontas, as casas dos smurfs exalam durante muito tempo, um vapor com propriedades muito parecidas com as da sopa. Um smurf privado de sua casa por muito tempo tende a se tornar agressivo;
  • Gatos, bruxos e corvos são inimigos naturais dos smurfs;
  • Existe uma lenda que diz que a fórmula alquimista para se transformar chumbo em ouro tem como principal ingrediente os smurfs;
  • O verbo "smurfar" dependendo da colocação e entonação pode ter diversas conotações, cabendo ao ouvinte interpretá-las.

Categoria: Mundo Nerd
Escrito por Raposo às 15h48
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

28/04/2011


 
 

Se você não tem nada de bom para dizer...

FECHA O BICO!!!

 

FECHA O BICO!!!

Categoria: Mundo Nerd
Escrito por Raposo às 20h58
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Perfil

Histórico

Outros Sites

Visitante Número