Moebius - The Orb of Celestial Harmony

 

 

(Moebius, the Windwalker)

Em 1986 eu comecei a jogar em um (na época) moderno Apple II+, e um dos jogos mais interessantes dessa linha era chamado de "Moebius - The Orb of Celestial Harmony". Eu que estava habituado com o Atari, de repente me deparei com uma complexibilidade que eu ainda não tinha visto.

A apresentação do jogo tinha a imagem digitalizada de Moebius (Que na verdade era Greg Malone, o criador do jogo) e ele lhe dava boas vindas entre os seus discípulos. (Em um velho computador de 8 bits e monitor de fósforo verde, uma imagem digitalizada era raríssima - uma hora falo sobre isso).


Havia uma trama que se desenrolava, o Orb da Harmonia Celestial foi roubado (Acho que nossa palavra mais próxima que eu conheço a Orb é globo) e para recuperá-lo você deve passar pelos reinos da terra, água, ar e fogo e libertar os monges do reino e levá-los a seus respectivos templos. Para isso, você deve enfrentar ninjas, soldados armados, os lords guerreiros, tigres e até um demônio. Não pense que você estará sozinho nessa, aldeões vão lhe oferecer comida, ajuda e alguns conselhos, os monges abençoarão sua espada e ensinarão feitiços (o lance odioso dos feitiços é que eles são impronunciáveis e mudam de jogo para jogo, logo, não adianta usar o que foi anotado de um jogo anterior).



Cheguei até o reino do ar quando jogava no velho Apple II, mas só em 2007 eu consegui terminar o jogo com a versão para PC.

 

Claro, para os padrões de hoje é bem tosquinho, mas é um jogo inteligente e desafiador, se você tiver um tempo para dispensar a esse velho clássico não irá se arrepender, afinal esse é um item obrigatório para quem tem ou quer começar uma biblioteca de velharias.

A versão para pc pode ser baixada no Abandonia (Versão para MS-DOS, roda muito bem no DOSBOX) -> Download no Abandonia

Como Jogar:

A primeira coisa a se fazer no jogo é criar um discípulo e treiná-lo. Os treinamentos são luta desarmada, combate com espada (ambos seguem os mesmos princípios) e concentração, onde você deve manter o espírito inquieto (vulgarmente conhecido como "bolinha do Yin-Yang") dentro dos limites de uma caixa - A parte chatinha do treinamento. Feito isso, você pode começar a sua jornada (Quest), onde você vai achar uma variedade enorme de teclas com várias funções, no início essa lista parece intimidadora, mas em um instante você se acostuma e ela fica automática.

Movimentação:

Você pode se movimentar pelo terreno usando o teclado numérico no esquema basicão das setas e diagonais, para os pobres usuários de laptop, a seqüência passa a ser:

I - Diagonal Alto/Esquerda

O - Alto

P - Diagonal Alto/Direita

K - Esquerda

; - Direita (dependendo da configuração do seu teclado, pode ser Ç)

, - Diagonal Baixo/Esquerda

. - Baixo

/ - Diagonal Baixo/Direita

Combate:

A - Passo longo para esquerda

S - Passo longo para direita

Z - Passo curto para esquerda

X - Passo curto para direita

I - Chute Alto (Com espada: Golpe curto alto)

K - Chute Médio (Com espada: Golpe curto médio)

, - Chute Baixo (Com espada: Golpe curto baixo)

O - Soco Alto (Com espada: Golpe longo alto)

L - Soco Médio (Com espada: Golpe longo médio)

. - Soco Baixo (Com espada: Golpe longo baixo)

Espaço - Defesa

Enter - Interrompe a luta e foge (Não funciona no treinamento)

Durante o Jogo: (As teclas são baseadas nas iniciais em inglês)

B - Guarda a espada (Bare hands)

C - Comunicação (Selecione em seguida o tipo de comunicação com o personagem próximo)

D - Abre a porta na direção indicada (Door)

E - Espada (Equip Sword)

F - Atira uma bola de fogo - Só funciona dentro de um templo (Fireball)

G - Pegar (Get)

H - Quebrar com o Martelo (Hammer)

L - Ouvir os arredores (Listen)

M - Prepara/Executa Magia (Magic)

Q - Sai e Salva o Jogo (Quit and Save)

R - Reinicia o jogo da última parte salva - desde que haja vidas para isso (Restart)

S - Golpeia com a espada na direção indicada (Swing Sword) - Útil para cortar vegetação e atacar guardas e animais próximos

T - Atira um Shuriken (Throw Shuriken)

U - Usar item de inventário (Use)

V - Visualizar Mapas (View Maps)

1-9 - altera a velocidade do jogo (Dentro do Dosbox eu uso entre 6 e 8)

ESC - Pausa o jogo e mostra a lista de comandos, ESC novamente para estatísticas

 

Dicas úteis:

  • Fale com todo mundo, eles podem te dar comida, pedras de afiar ou elixires
  • Sempre que for falar com alguém, fale desarmado - A espada assusta as pessoas e baixa o seu karma
  • Sempre que estiver com o Karma ruim, tente meditar um pouco (Nas cisternas é um bom lugar para isso)
  • Alguns guardas vão atordoá-lo e roubá-lo (mais ou menos como alguns PMs cariocas) - Corra atrás deles e mate-os o quanto antes para recuperar os itens roubados.
  • Sempre que se aproximar de um animal, você poderá conseguir algum ingrediente para feitiços, pandas são tranqüilos, tigres e besouros d'água precisam que você esteja armado e os condores só fornecerão as penas se forem pegos dormindo em seu ninho
  • Alguns oponentes não permitem o combate armado (como os monges do mau), então prefira combater desarmado, é na minha opinião sempre mais eficaz
  • Você pode abrir caminho quebrando pedras com o martelo e cortando vegetação com a espada - Mantenha-a sempre afiada
  • Durante o combate, não golpeie desnecessariamente, isso vai cansar você e diminuir o dano causado
  • Quando escoltando um monge até o seu templo, nunca deixe um guarda ou ninja atacá-lo, sempre defenda as pessoas próximas a você.
Acho que por hora é isso...